Comprar Lente De Contato Para Crianças – Sim Ou Não?

0
1825
comprar lente de contato para criança

A saúde das criança é algo que nos preocupa e sempre que eles começam tendo dificuldades em enxergar objetos ao perto e/ou ao longe isso é sinal de que é necessários os levar a uma consulta de oftalmologia para fazer uma revisão. Sempre que o resultado dessa consulta é que a criança realmente tem problemas de visão e necessita usar óculos para o corrigir isso é devastador, principalmente para os pais, que acabem sofrendo mais do que as crianças. A grande questão que agora se coloca é saber se se pode comprar lente de contato para eles usarem em alternativa aos óculos.

Quais os problemas de visão nas crianças?

 

Antes de investigar sobre a utilização de lentes de contato por crianças, e assim determinar se deve comprar lente de contato, é importante conhecer os problemas de visão que os mais pequenos podem ter e como os detetar.

Os problemas mais comuns são situações de miopia ou hipermetropia que também podem estar associadas a astigmatismo, estrabismo e ambliopia ou olho vago.

A miopia é a dificuldade de enxergar ao longe. Por norma, as crianças que sofrem deste problema de visão franzem os olhos para focar melhor os objetos ou pessoas ao longe e preferem brincadeiras como trabalhos manuais, pintura e leitura, evitando atividades ao ar livre.

A hipermetropia é o oposto da miopia, ou seja, é a dificuldade de visão ao perto. Estas crianças podem chegar a lacrimejar quando se esforçam para focar um objeto ao perto. Normalmente, elas preferem atividades ao ar livre e rejeitam as atividades que exigem focar objetos ao perto.

O astigmatismo é uma dificuldade em focar coisas, tanto ao perto como ao longe e este problema pode aparecer isoladamente ou acompanhado da miopia ou da hipermetropia. As crianças apresentam sintomas das duas situações referidas anteriormente.

Já o estrabismo é mas fácil de identificar, por se caracterizar por uma perda de paralelismo dos olhos, sendo que eles apontam em direções diferentes. Estes casos devem ser vistos de imediato por um especialista, por forma a promover uma correção rápida e evitar problemas visuais graves mais tarde.

A ambliopia ou olho vago é a perda de visão em um dos olhos e a sua deteção e tratamento precoce é essencial para promover uma saúde visual em idade adulta. Este problema surge antes dos 7 anos de idade e deve ser tratado rapidamente.

Comprar lente de contato para criança. Em que situações é uma boa opção?

 

Normalmente, a uso de lentes de contato representa inúmeras vantagens para as crianças que sofrem de problemas de visão e por isso comprar lente de contato nestes casos pode ser uma boa ideia.

Com as lentes de contato os mais pequenos se sentem mais “soltos” e podem correr e pular sem a preocupação de deixar cair seus óculos, o que faz com que eles sejam mais ativos e menos tímidos.

Além disso, a lente de contato protege os olhos das crianças contra impurezas e partículas que podem entrar em seus olhos, principalmente em ambientes com mais poeira no ar, como no campo ou na praia.

Neste momento, já foram feitos vários estudos clínicos sobre este tema e as conclusões são muito positivas, indicando que as lentes de contato são a melhor opção para corrigir problemas de visão relacionados com:

  • Ambliopias ou olho vago
  • Diferenças de miopias muito grandes em ambos os olhos
  • Cataratas infantis

De uma forma geral podemos dizer que comprar lente de contato para crianças é uma boa opção, sendo que é necessário ter alguns cuidados acrescidos com questões de higiene das lentes, por vezes as lentes diárias são a melhor escolha.

Comprar lente de contato para criança. A partir de que idade?

 

Por norma, os especialistas indicam que a idade ideal para que as crianças comecem usando as lentes de contato é a partir do momento em que conseguem controlar seus movimentos.

Uma boa referência para tal é o momento em que aprendem a amarrar seus sapatos, por volta dos 6 anos de idade.

Para crianças entre os 6 e 12 anos é aconselhável que os pais ajudem a colocar e retirar as lentes de contato e que se assegurem dos procedimentos de limpeza e conservação das lentes (se aplicável).

Existe situações de ambliopias ou olho vago em que é necessário adaptar lentes de contato a crianças com menos de 6 anos, mas nesses casos os oftalmologistas necessitam de fazer vários exames antes de avançar com o tratamento.

Conclusão – Deve ou não comprar lente de contato para uma criança?

 

Em forma de resumo as lentes de contato representam uma grande vantagem paras as crianças a partir dos 6 anos de idade.

Se seu filho tem algum problema de visão e você está pensando em comprar lente de contato marque uma consulta com o especialista e aborde o assunto, verá como a adaptação e seu filho será muito simples e rápida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here