Lente de Contato Descartável: Tudo o Que Precisa de Saber

Lente de Contato Descartável: Tudo o Que Precisa de Saber

0 2549
lente de contato descartável

Quer saber mais sobre lente de contato descartável? Neste artigo vai descobrir tudo aquilo que precisa sobre esse tipo de lente.

Como seu nome revela, a lente de contato descartável é aquela lente que deve ser descartada após o uso. Isso significa que estas lentas apenas devem ser usadas durante o período de tempo indicado na prescrição.

Assim que terminar o prazo, você deve jogar a lente fora e substitui-a por uma nova. Para algumas pessoas pode parecer estranho e até contraproducente jogar uma lente para o lixo, mas existem razões para que isso aconteça, como vamos ver em seguida.

Principal Vantagem de Usar Uma Lente de Contato Descartável

 

A principal vantagem de que você vai beneficiar ao usar uma lente de contato descartável é o facto dessas lentes terem em sua composição uma maior porcentagem de água.

Uma lente com mais água em sua composição é uma lente mais confortável, que irrita menos seus olhos.

É frequente que o principal obstáculo em relação a usar lentes de contato seja o desconforto que elas muitas vezes provocam. Esse desconforto pode ser intenso e muitas vezes pode impedir que a pessoa continuar a usar lentes de contato.

Contudo, ao usar uma lente de contato descartável, o paciente irá estar a beneficiar de um grau superior de conforto.

Principais Diferenças Entre Lente Descartável e Lente Permanente

 

Validade – A principal diferença entre estes dois tipos de lentes é a sua validade. As lentes descartáveis precisam de ser substituídas com maior regularidade.

Ao contrário do que o nome indica, a lente de contato permanente também precisa de ser substituída, contudo essa substituição é feita com menor regularidade.

 

Higiene – Em termos higiênicos, a lente de contato descartável é considerada como sendo uma melhor opção.

Isto acontece porque ao usar uma lente durante mais tempo, como acontece com as lentes permanentes, você está a correr um maior risco de contaminá-las. Dessa forma, a lente permanente representa um maior risco de contaminação e até de infecções oculares.

 

Prescrição – Determinadas prescrições de graus não pode ser aplicadas em lente de contato descartável. Nessa situação, a única alternativa é usar uma lente permanente.

 

Preço – A lente permanente é mais cara inicialmente, contudo é necessário fazer as contas de forma mais abrangente. Com o tempo, é natural que a lente de contato descartável acabe por ficando mais cara.

Mas para fazer uma análise concreta do custo de umas lentes de contato, você precisa de analisar diversos fatores, como: a prescrição de grau, qual o fornecedor da lente, quais são os produtos de manutenção necessários, etc.

 

Manutenção – Geralmente, as lentes permanentes exigem maiores cuidados de manutenção. Para garantir um maior tempo de vida útil, os usuários devem colocar as lentes em soluções de limpeza de forma diária.

A lente de contato descartável pode dispensar completamente essa necessidade, dependendo de sua validade e de seu material de fabrico.

 

Que Prazos De Troca de Lentes de Contato Descartáveis Existem

 

Existem diferentes tipos de prazos de troca de lente de contato descartável. Esses prazos podem variar de acordo com a marca, com o tipo de lente, etc., pelo que você deve ter sempre em atenção a informação fornecida pelo fabricante de suas lentes de contato.

As lentes de contato descartáveis mais comuns sãos as de troca a cada 7, 15 ou 30 dias.

Também existe lente de contato descartável com prazos superiores, como por exemplo, entre 3 até 6 meses, contudo não existe consenso relativamente à designação desse tipo de lente.

Alguns especialistas referem que lentes com prazo de troca superior a 1 mês não podem ser consideradas como lentes descartáveis, mas sim como lentes de substituição periódica.

Você também pode optar por uma lente de contato descartável diária, ou seja uma lente que deve ser trocada diariamente.

Escolhendo a Lente Certa

 

Excetuando no caso de você necessitar de uma lente de grau com uma prescrição não compatível com uma lente de contato descartável, você deve analisar toda a informação que foi apresentada neste texto, por forma a escolher a melhor lente para suas necessidades.

Uma lente de contato descartável oferece hoje as mesmas garantias de qualidade que uma lente de contato permanente, pelo que você tem mais hipóteses de escolha.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário