Lente de Contato Torica – Processo de Adaptação

0
3819
lente de contato torica - desenho

O uso de lentes de contato já é bastante frequente entre as pessoas que sofrem de miopia ou hipermetropia, mas ainda há muitas pessoas com astigmatismo que optam por não usar lente de contato torica.

Na verdade quando as lentes de contato apareceram no mercado não conseguiam dar uma resposta eficaz para tratar o astigmatismo e apesar das lentes de contato terem evoluído de forma bastante rápida foram necessário vários anos de investigação para que se conseguisse desenvolver uma lente de contato torica, ou seja, uma lente de contato especialmente desenvolvida para promover uma boa visão para todas as pessoas que sofrem de astigmatismo associado ou não a outro problema de visão (hipermetropia ou miopia).

Esta será, possivelmente, a razão porque muitas pessoas com astigmatismo ainda têm medo de usar lentes de contato. Durante muitos anos elas ouviram dizer que não poderiam usar lentes de contato e que caso quisessem usar nunca teriam uma visão a 100%, como acontece com os óculos.

Neste momento já existem várias opções de lente de contato torica que substitui o uso dos óculos na perfeição, havendo até situações em que as lentes de contato são melhores do que os óculos, como por exemplo quando se pratica algum esporte.

Como funciona lente de contato torica

 

A lente de contato torica foi especialmente desenvolvida tendo em conta a necessidade da lente se manter estável no olho e ter uma rotação praticamente inexistente, sendo que este foi o principal desafio para os fabricantes de lentes de contato.

Quem sobre de astigmatismo tem um desvio de focagem entre a córnea e o ponto de focagem que varia entre os 0 e 180º, o que provoca uma sensação constante de desfocagem. Com as lentes de contato simples elas tendem a rodar no olho, mas a lente torica tem estabilizadores que promovem uma maior fixação da lente, evitando perdas de qualidade de visão ao longo do dia.

Neste momento existem várias tecnologias de estabilização integradas nas lentes de contato toricas dos vários fabricantes, veja alguns exemplos dessas tecnologias na imagem abaixo.

Imagem

Como se pode verificar todos os fabricantes de lente de contato torica promove alguma forma de estabilização da lente, com especial incidência na zona superior e inferior da lente de contato.

 

Como fazer a adaptação à lente de contato torica

 

Para que se faça uma boa adaptação a qualquer tipo de lente de contato é vital que o paciente esteja empenhado e que confie no especialista que o está acompanhando.

No caso de adaptação a lente de contato torica esse empenho e confiança é ainda mais importante, pois por norma são necessárias pelo menos três visitas ao especialista para que a adaptação fique completa e a visão estável.

Ficam algumas dicas que podem ajudar a facilitar a adaptação a lente de contato torica:

  • Escolher a lente de contato torica mais fina possível
  • Fazer uma boa limpeza e assepsia da lente de contato, por forma a evitar depósitos na superfície da lente
  • Sempre que a lente apresentar algum defeito, como um pequeno rasgão, deve ser descartada, pois qualquer pequeno defeito na estrutura da lente vai modificar a sua estabilização no olho

 

Conclusão

 

A lente de contato torica já é uma realidade que apresenta uma resposta realmente eficaz para todas as pessoas que sobrem de astigmatismo e pretendem usar lentes de contato.

O desenvolvimento de métodos de estabilização das lentes de contato tóricas, que os vários fornecedores de lentes apresentam, veio reforçar a ideia de que todas as pessoas podem usar lentes de contato, assegurando uma qualidade de visão elevada.

Neste momento, já não há qualquer tipo de razão para não se usar lente de contato torica. Procure seu especialista e inicie seu processo de adaptação à lente de contato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here