Home Lentes de Contato Lentes de Contato Com Grau: Muito Mais Do Que Uma Questão Estética

Lentes de Contato Com Grau: Muito Mais Do Que Uma Questão Estética

Apesar de parte de nossa sociedade olhar para as lentes de contato como um simples acessório de moda, isso nem sempre é verdade. Muitas vezes, as pessoas optam por usar lentes devido a problemas de visão. Nessas situações, os tipos de lentes usadas são as lentes de contato com grau.

Atualmente é raro encontrar uma pessoa que durante a sua vida não irá sofrer de qualquer tipo de problema de visão. Nosso estilo de vida e as muitas horas que passamos em frente do notebook, assistindo televisão ou navegando em nossos smartphones têm consequências bastante negativas na nossa capacidade de visão.

- Advertisement -

Algumas dessas pessoas conseguem se adaptar sem problema ao uso dos óculos, contudo por diversas razões, algumas pessoas não podem ou não querem usar óculos e nesse caso a melhor solução passa por usar lentes de contato com grau.

As lentes de contato com grau são lentes que são colocadas sobre a córnea do olho, com o objetivo de retificar problemas de visão.

 

As Principais Diferenças Entre Lentes De Contato Com Grau e Óculos

 

As lentes de contato com grau e os óculos com grau possuem a mesma função básica: retificar problemas de visão. Contudo, existem diferenças bastante significativas entre as duas opções.

Essas diferenças são sobretudo diferenças no aspeto visual e nos cuidados de manutenção necessários, como vamos ver ao longo desse artigo.

Os óculos e as lentes de contato com grau são recursos fundamentais para todas as pessoas que têm problemas de visão como hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Em qualquer dos casos, é necessário ter alguns cuidados com a utilização, uma vez que o uso de forma indevida, tanto dos óculos como das lentes pode originar lesões graves nos olhos, cefaleia e em alguns casos cegueira.

Podemos afirmar que a manutenção da lente de contato é mais complexa do que os cuidados que devemos ter com os óculos. Essa é outra das grandes diferenças entre as duas opções.

dilema oculos ou lentes com grau

 

Qual É A Melhor Opção Para Mim?

 

Para muitas pessoas, inevitavelmente surge o dilema óculos de grau x lentes de contato com grau. Contudo, esta é uma questão que não tem uma resposta simples.

Muitas pessoas acabando escolhendo os óculos porque sua utilização é mais simples e prática. Hoje em dia, existem tantos modelos no mercado que os óculos viraram até acessório de moda. Dessa forma, hoje já não existe o mesmo estigma que existia no passado, relativamente à utilização de óculos.

A principal vantagem dos óculos de grau relativamente à lente de contato é exatamente sua fácil manutenção. AO contrário do que sucede com as lentes de contato com grau, os óculos não precisam de muitos cuidados.

Basta ter cuidado para não deixar cair ao chão e limpar frequentemente, para que eles durem muito tempo.

Apesar dos óculos se terem tornado acessórios de moda, a verdade é que muitas pessoas não se sentem confortáveis usando-os em determinadas circunstâncias, como festas ou ocasiões formais.

O uso dos óculos também é desconfortável em situações específicas, como a prática de desporto ou uma ida à praia.

As lentes de contato com grau existem em duas opções – as comuns e as descartáveis. Geralmente, as descartáveis são vendidas em pacotes com 3 pares e podem durar até 5 meses cada. As lentes comuns podem durar até um ano.

Quem escolher usar lentes de contato com grau precisa de se consciencializar para a necessidade de ter muitos cuidados. As lentes de contato precisam de estar sempre limpas, pode ser necessário colocar gotas oculares frequentemente, etc.

Um dos principais obstáculos no uso de lentes de contato com grau é o fato de não poderem ser usadas 24 horas por dia. O uso contínuo de lente é desconfortável e pode originar problemas.

A Opinião Dos Especialistas

 

Cada pessoa deve reunir a informação necessária para escolher qual é a melhor solução para o seu caso, mas é sempre muito importante consultar um profissional e fazer os exames necessários.

Nós fomos ouvir a opinião de um conceituado especialista em oftalmologia relativamente às lentes de contato com grau:

“Quando recebo em meu consultório uma pessoa que pretende colocar lentes de contato com grau constato muitas vezes que existe uma grande ansiedade para abandonar os óculos.

Contudo, os pacientes devem entender que a melhor solução é sempre usar ambas as soluções em conjunto. Depois de conhecerem todos os dados, a maioria de meus pacientes que coloca lentes de contato opta por usar as lentes apenas durante algumas horas por dia, usando os óculos no restante tempo.

Por exemplo, algumas pessoas usam as lentes de contato com grau apenas durante seu horário de trabalho e quando chegam a casa retiram as lentes e colocam seus óculos.

Devido à complexidade de manutenção da lentes de contato com grau, eu nunca aconselho crianças ou pacientes idosos a optarem por lentes. Os óculos apresentem resultados muito semelhantes e oferecem um uso muito mais simplificado.

Apesar de algumas lentes de contato modernas já permitirem a utilização por períodos de tempo alargados – algumas lentes podem ser usadas até 30 dias, é preciso analisar bem cada caso antes de avançar.

Algumas Perguntas e Respostas Sobre Lentes de Contato Com Grau

 

Porque recomendam comprar lentes de contato com grau apenas com receita médica?

Os parâmetros de sua visão podem variar com o decorrer do tempo, por isso é altamente aconselhável visitar o seu oftalmologista de forma regular. Essa é única forma de você ter uma receita médica atualizada.

 

Posso usar a lente esquerda no olho direito e vice-versa?

Você apenas pode trocar suas lentes com grau de olho, caso ambos os olhos tenham o mesmo grau.

 

Há problema se usar minhas lentes dentro de água?

Você pode levar suas lentes de contato com grau para a piscina ou para a praia, desde que você não abra seus olhos debaixo de água.

 

Quantas vezes devo visitar o consultório oftalmológico por ano?

Os médicos recomendam que você consulte seu oftalmologista duas vezes por ano. O mínimo recomendável é uma consulta por ano.

 

Quando é altura de trocar minhas lentes com grau?

Todas as lentes de contato com grau têm um prazo específico e esse prazo deve ser sempre respeitado para evitar problemas.

 

- Advertisement -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaques

Vantagens de usar lente multifocal

A visão é uma das coisas mais essenciais que o ser humano possui e quando ocorre qualquer problema que interfere negativamente em nossa capacidade...

Lentes Tóricas: Adaptação Para Portadores de Astigmatismo

As lentes tóricas são as lentes indicadas para quem sofre de astigmatismo. Estas lentes de contato permitem corrigir diversos tipos de problemas visuais.

Vantagens de comprar lentes de contato com grau

Existem várias vantagens de comprar lentes de contato com grau e você precisa saber que, quem possui a necessidade de usar grau corre grandes...

Lentes de Contato Mel – Quem Deve Usar E Caraterísticas Especiais

Descubra porque as lentes de contato mel são tão populares e atrativas em mais um artigo do Lentes de Contato Web. Tudo sobre lentes de contato.

Quanto Custa uma Lente de Contato – Guia de Compras

Quer saber quanto custa uma lente de contato normalmente? Este artigo é um guia de compra de lentes de contato, aqui encontra as respostas que procura.

Lentes Transitions: Preço e Vantagens

Hoje vamos falar sobre um assunto pertinente para quem precisa corrigir determinados problemas de visão. O tema do post é lentes transitions preço,...

Saiba Mais Sobre a Lente de Contato Johnson

Conhece a lente de contato Johnson? Saiba tudo sobre uma das lentes de contato mais populares do mercado nacional e internacional.