Lentes de Contatos – Perguntas e Respostas Simples e Rápidas

0
4249
duvidas sobre lentes de contatos

O uso das lentes de contatos já é frequente e entendido como algo natural, no entanto ainda restam muitas dúvidas acerca das lentes de contatos, mesmo por parte de quem já está usando lentes.

Para ajudar todas as pessoas que têm dúvidas acerca das lentes de contatos, reunimos as perguntas mais frequentas e apresentamos respostas simples e rápidas a todas as questões.

 

Qual a gradação máxima nas lentes de contatos?

Neste momento existem vários tipos de lentes de contatos, que diferem de acordo com o material e características que apresentam. Por norma podemos dizer que os limites da lente de contato são:

  • Lentes gelatinosas para miopias ou hipermetropias – 9 ou 12 graus
  • Lentes gelatinosas para astigmatismos simples – 2 ou 2,5 graus
  • Lentes gelatinosas para astigmatismos associados a miopia ou hipermetropia – 2 ou 2,5 graus de astigmatismo com 9 ou 12 graus de miopias ou hipermetropias
  • Lentes rígidas – O limite é quase impossível de alcançar, vai até 25 graus

 

Quero experimentar lentes de contactos, o que devo fazer?

Se você está querendo usar lente de contato pela primeira vez ou já usa mas quer trocar o tipo de lentes deve marcar uma consulta com seu oftalmologista. Ele fará todos os exames necessário e vai recomendar o tipo de marca de lentes melhor para seu caso específico. Em essas situações é essencial consultar um especialista, não só para encontrar a solução mais adequada para suas necessidades, mas também para precaver eventuais problemas.

 

As lentes mensais têm de ser usadas por 1 mês consecutivo ou posso usar 30 dias não seguidos?

A validade da lente de contato começa contando a partir do dia em que a lente é aberta, independentemente de você usar todos os dias ou não. Por isso se sua lente é mensal deve ser descartada ao final de 30 dias de estar aberta, mesmo que você só a tenha usado por alguns dias.

Qualquer que seja a indicação de duração das lentes de contatos (diárias, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais,) a mesma deve ser respeitada à risca. Caso você não respeite a indicação de validade da lente corre o risco de provocar problemas em seus olhos, como infeções.

Se você usa as lentes de contactos com pouca frequência opte pela opção de lentes diárias, assim sempre que quiser colocar as lentes sabe que está usando uma lente nova e totalmente segura.

 

Quando uso as lentes de contatos sinto secura nos olhos, o que posso fazer?

A secura dos olhos quando se usa lentes de contatos é frequente, principalmente se você estiver em locais secos ou com ar condicionado.

Para combater essa secura você pode usar um colírio específico para umidificar seus olhos que seja específico para usar juntamente com as lentes de contato.

Mas tenha atenção, porque há muitos colírios que vão danificar suas lentes de contatos, use apenas os que são recomendados.

 

Posso usar lentes de contatos e maquilhar meus olhos?

 

Sim, só precisa de ter pequenos cuidados para evitar problemas. Siga os passos seguintes:

  1. Colocar suas lentes
  2. Aplicar a maquilhagem – prefira sombras em textura de gel (sem pó) e rimel descartável
  3. Retirar lentes de contatos
  4. Remover a maquilhagem com seu desmaquilhante norma.

 

Posso usar lentes de contatos na praia e na piscina?

Sim, mas deve ter o cuidado de manter seus olhos sempre fechados ou usar óculos de natação, evitando assim o contato direto da água com suas lentes.

 

Posso usar lentes de contatos na sauna?

A sauna é um ambiente muito seco e onde também há um grande risco de contaminação das lentes, por essa razão é desaconselhado seu uso na sauna.

 

Posso usar lentes de contatos no avião?

A resposta a esta questão é variável.

Se você estiver fazendo uma viagem curta, de até 2 a 3 horas não há problema em usar as lentes de contato, no entanto é aconselhável levar um colírio consigo, porque se trata de um ambiente com pouca umidade e que tem ar condicionado funcionando.

Se você fizer uma viagem de duração média a longo não deve usar suas lentes. A pouca umidade, o ar condicionado e a possibilidade de você dormir vão provocar uma secura em seus olhos promovendo situações de desconforto.

 

As lentes de contato coloridas são tão seguras como as com grau simples?

Sim, sem sombra de dúvidas que este produto ótico é muito seguro.

Os materiais e tecnologias de produção das lentes de contatos coloridas são os mesmos que nas lentes de contato com grau, por isso a qualidade das lentes é elevada.

De qualquer forma é necessário ter os cuidados de conservação e higiene das lentes, por forma a evitar problemas com a saúde ocular.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here