Lentes Tóricas: Adaptação Para Portadores de Astigmatismo

1
7372
lentes de contato tóricas

Quem sofre de astigmatismo tem nas lentes tóricas uma possível solução para suas dificuldades visuais.

O processo de adaptações de lentes de contato em pessoas que sofrem de astigmatismo é mais complexo e apresenta desafios adicionais. Para garantir resultados satisfatórios, o responsável pela adaptação das lentes deve conhecer esses potenciais problemas e dificuldades.

Para evitar problemas no decurso do processo de adaptação a lentes tóricas, que muitas vezes fazem com que as pessoas desistam de usar lentes de contato, o profissional oftalmologista deve antecipá-los e procurar evitá-los.

Os principais obstáculos encontrados por quem se está tentando adaptar às lentes tóricas são o reduzido conforto e as dificuldades de visão. A acuidade visual inconstante pode se dever ao posicionamento incorreto da lente no olho. Outro problema comum é a apresentação de propostas de correção óptica erradas.

Para que estes problemas sejam evitadas e para que os pacientes possam usufruir na plenitude de suas lentes tóricas, os oftalmologistas devem realizar um esforço extra nessas situações.

Informação Importante e Cuidados a Ter Com Lentes Tóricas

As lentes tóricas são geralmente mais espessas, o que muitas vezes representa um problema no processo de adaptação. Por isso, é recomendado que se procure as lentes mais finas que for possível, para facilitar todo o processo de adaptação.

Como acontece com qualquer outro tipo de lente, as lentes tóricas exigem um elevado nível de cuidado, para garantir um nível razoável de conforto. Eventuais depósitos de matérias na superfície da lente podem gerar desconforto.

Se uma lente estiver danificada deve ser substituída de imediato, uma vez que qualquer dano na superfície de uma lente pode tornar seu uso impossível.

Durante o processo de adaptação, o oftalmologista deve questionar o paciente sobre a melhoria da sua visão. Existem diversos condicionantes que podem prejudicar o processo de adaptação a lentes tóricas.

Alguns exemplos são dos fatores que podem atrapalhar o processo de adaptação a uma lente tórica são: influência das pálpebras, lente demasiado apertada, etc.

É comum que seja necessário proceder a um ou vários ajustes nas lentes tóricas, até encontrar a melhor solução para cada paciente.

Outro problema comum, é o alinhamento dos eixos das lentes. Alguns minutos de teste devem bastar para identificar este problema. O alinhamento incorreto do eixo de uma lente pode originar edema da córnea e claro, menor acuidade visual.

Para encontrar a melhor solução para o paciente, é necessário procurar a lente que apresente menor rotação. Para que uma lente possa ser facilmente adaptável, a lente apenas deve girar até 150 e sua movimentação não deve superar os 2 mm.

Informação Adicional Sobre Lentes Tóricas

Como já referimos, as lentes tóricas são as lentes mais adequadas para quem possui astigmatismo, mas para que você possa compreender ainda melhor este tipo de lente vamos lhe apresentar um pequeno resumo da informação mais relevante.

O que é realmente uma lente tórica? Estas lentes são na verdade lentes comuns, fabricadas com os mesmos materiais que as lentes normais – também conhecidas como lentes esféricas.

O que diferencia as lentes tóricas das lentes comuns é o desenho da lente.

Este tipo de lente de contato apresenta geralmente diferentes ângulos de curvaturas, que permitem corrigir diferentes problemas de visão.

Estas lentes de contato também se diferenciam por possuírem mecanismos que permitem manter as lentes tóricas estabilizadas em seus olhos.

Dessa forma, as lentes tóricas não se movem quando o paciente pisca o olho, nem quando olha de lado. Para que possam cumprir sua função de ajudar a melhorar a visão, este tipo de lente não pode permitir movimentos de rotação no olho.

Se você sofre de astigmatismo e ainda não encontrou seu tipo certo de lente, você deve passar em um oftalmologista para experimentar umas lentes de contato adequadas.

Muitas vezes, o processo de adaptação a lentes de contato é mais complicado em quem sofre deste gênero de problema de visão, o que torna essencial o uso das lentes certas.

Mesmo que o paciente tenha tido no passado experiências insatisfatórias com outros tipos de lentes, isso não significa que seus problemas não possam ser corrigidos com a utilização de uma lente que reúne as caraterísticas certas para tratar os seus problemas visuais.

Se este é o seu caso, procure experimentar umas boas lentes tóricas e possivelmente vai conseguir resolver seus problemas.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here