Praticar Esportes com Lente Contato: O Que Deve Saber

0
3103

Muitas pessoas que praticam esportes usam lente contato no dia-a-dia, mas têm dúvidas sobre seu uso quando da prática do esporte.

Foi pensando nessas pessoas que o Lentes de Contato Web decidiu desenvolver um artigo sobre a temática da prática de esportes com lente de contato. Saiba quais os esportes melhores para o usuário de lentes e quais são as melhores lentes de contato a usar.

De uma forma geral podemos dizer que o uso de lente contato é sempre vantajoso para os esportes, porque:

  • Permitem uma melhor visão periférica e assim você tem uma melhor visão e as imagens são mais próximas do real.
  • Não corre o risco de caírem ou escorregarem, como poderia acontecer com os óculos
  • Ao contrário dos óculos elas não vão embaciar, por isso podem ser usadas por baixo de capacetes de proteção, óculos de sol, ou outro tipo de equipamentos

 

Os melhores esportes para lentes de contato

 

Ainda que o uso de lente contato seja considerado como benéfico para a generalidade dos esportes alguns beneficiam mais do que outros com esta opção.

Vamos destacar os melhores esportes para lentes de contato:

  • Jogos de Bolas

Neste tipo de jogos, como Futebol, Voleibol, Basquetebol, Ténis, Badminton, Squash entre outros, você necessita de ter uma visão de todo o campo em todos os momentos. Com o uso de óculos a visão periférica fica comprometida, mas com a lente contato já não há essa limitação.

Além disso as lentes não vão escorregar ou cair, assim você pode se concentrar melhor no jogo e esquecer que tem problemas de visão.

  • Rúgbi e outros esportes de contato

Todos os esportes que envolvem um grande contato físico entre jogadores são praticamente impossíveis de praticar por usuário de óculos, porque eles estão sempre saído do rosto e até partindo. Com a lente de contato não há qualquer tipo de problema, porque ela permanece sempre no olho.

  • Corrida

A corrida é um esporte que tem muitos movimentos para cima e para baixo, o que faz com que os óculos estejam sempre oscilando no rosto, o que provoca um desconforto visual e até nas zonas de suporte do óculo (nariz e orelhas). Esta é mais uma das situações em que a lente de contato tem um lugar de destaque, porque elimina por completo esse problema.

  • Ciclismo e Patinagem

Nos esportes de alta velocidade é necessário que você esteja totalmente focado no que está fazendo, uma pequena distração pode fazer com que você tenha um acidente feio. O uso da lente de contato vai ajudar a melhorar a qualidade de visão e por essa razão existem menos fatores de distração possíveis.

  • Atividades Radicais

As atividades radicais são inimigas de óculos. Imagine fazer um salto de paraquedas com seus óculo a cair, ou até bungee jumping! Não combina certo? A lente de contato é única opção segura a usar com este tipo de esportes e por essa é a alternativa mais recomendada para essas situações.

  • Esportes de Acrobacia

Este tipo de esportes incluem acrobacias como saltos e giros do corpo, pelo que é necessário assegurar uma concentração e visão a 100%. Além disso, no caso de haver uma queda a lente de contato é muito mais segura do que os óculos, porque não há qualquer tipo de risco de se partirem e de magoarem os olhos.

 

Melhor lente contato a usar para praticar esportes

 

Todas as lentes de contato atuais (pelo menos aquelas que fabricadas por companhias reputadas) têm filtros UV, o que ajuda a proteger seus olho da agressão do sol.

(Nota: Ainda assim sempre que possível devem ser usados óculos de sol, pois a lente contato não protege toda a extensão do olho nem bloqueia os raios.)

Por norma, a lente de contato de descarte diário é a opção ideal para quem pratica esportes com frequência, pois todos os dias usa um par de lentes novas e não corre o risco de estragar suas lentes devido ao contato com agentes agressores, como poeiras, vento extremo ou outros que possam surgir com a prática normal do esporte.

 

Se você pratica algum dos esportes referidos ou outro e gostaria de começar usando lente contato procure seu especialista e peça para fazer os teste de adaptação à lente de contato diária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here