Usando Lente Colorida: Procure Sempre Um Oftalmologista

0
1504
consulta para usar lente colorida com oftalmologista

Cada vez mais pessoas estão escolhendo usar lente colorida para mudar seu visual. O uso de lente colorida permite não só mudar o visual de forma temporária, o que pode ser muito interessante em ocasiões especiais, mas também pode serve para alterar o visual de uma pessoa durante um período de tempo mais alargado.

Contudo, embora a produção de lente colorida esteja cada vez mais avançada, devido ao grande esforço de investigação e desenvolvimento que as grandes empresas do setor têm levado a cabo, continuam a existir alguns possíveis problemas que você deve conhecer.

Segundo os especialistas em oftalmologia, a lente colorida deve ser usada com precaução. O principal problema de usar lentes de contato coloridas é que uma má utilização pode dar origem a infeções, ou a outros problemas de invasão.

Como todas as outras lentes de contato, a lente colorida é uma lente invasiva e por isso, seu uso deve ser feito sempre com acompanhamento médico.

É altamente recomendável que o uso de qualquer tipo de lente de contato, seja sempre acompanhado por um oftalmologista. Lentes de grau e lentes coloridas devem ser receitadas por um especialista, para evitar problemas de visão.

Anualmente, centenas de brasileiros e milhares de pessoas em todo o mundo, ficam com problemas de visão devido à compra de produtos oftalmológicos de má qualidade e devido ao uso incorreto de lentes de contato.

A única forma de evitar esse tipo de problema é através do acompanhamento médico e do uso informado e consciente.

Percebendo O Risco de Usar Lente Colorida Sem Consultar Um Oftalmologista

Ao tomar a decisão de usar lente colorida, o consumidor deve saber desde logo quais são os cuidados que deve ter em termos de higienização e troca de lentes.

Uma vez que diferentes modelos de lentes de contato tem caraterísticas e necessidades diferentes de manutenção, a pessoal ideal para fornecer essa informação é um oftalmologista.

Se o consumidor não assegurar uma higienização correta e se não trocar suas lentes na altura certa, isso pode dar origem a diversas situações:

  • Sensação de olhos secos
  • Intolerância à lente de contato
  • Ceratite
  • Conjuntivite
  • Alergias
  • Úlcera Corneana
  • Acúmulo de líquido na área da córnea
  • Infeção ocular

Nos casos extremos, o uso incorreto de qualquer tipo de lente de contato pode provocar a perfuração ocular, que obriga a fazer um transplante de córnea.

Dessa forma, é bem evidente que comprar lente colorida através da Internet, sem antes consultar um verdadeiro especialista, não é uma opção responsável.

Cuidado Com o Tempo de Utilização

A maioria dos profissionais recomendam que os pacientes não usem a lente colorida de forma permanente.

A informação mais frequente é que as lentes coloridas apenas devem ser usadas durante parte do dia, devendo o consumidor retirá-las entre 8 a 14 horas diariamente.

Também é muito importante que os paciente não durmam com suas lentes de contato colocadas. Não retirar a lente para dormir pode fazer triplicar as chances de desenvolver uma infeção ocular.

Isso é ainda mais relevante para quem usa lente colorida, uma vez que os pigmentos presentes na lente impedem a correta oxigenação da córnea.

Conclusão: Consulte Sempre Um Profissional

A principal conclusão que você deve ter retirado desse artigo, é que é extremamente importante consultar um profissional antes de adquirir suas novas lentes de contato coloridas.

Você nunca deve comprar uma lente colorida que não tenha sido feita sob medida, uma vez que isso representa um grande risco para sua saúde.

A opinião de um oftalmologista também é essencial para que você saiba como usar e fazer a higienização de sua nova lente colorida e também para ajudar você no processo de adaptação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here